quarta-feira, 13 de outubro de 2010

28 Razões Business is Booming Nr8 – Sonhar, Objectivar, Planear, Agir

Eu tenho um método com quatro fases para conseguir tudo o que quiser na vida se, de facto, o aplicar. A fórmula é “sonhar, objectivar, planear, agir”.
Para ter sucesso, primeiro você tem que sonhar. 
O que sonha ter? 
Há muita gente que pára de sonhar por volta dos 25 anos e quando as pessoas deixam de sonhar passam a contentar-se com a mediania.
Claro que a maioria das pessoas que está a ler estas linhas não se enquadram nesse grupo. Porquê? Porque quem está a ler isto deve ter ainda alguns sonhos.
Já reparou como a vida passa mais depressa à medida que envelhece.
Quando você era criança um ano era muito tempo, mas quando atingiu os 30, 40, 50, 60 anos ou mais um ano é apenas uma pequena percentagem da sua vida.
Precisa de planear o que quer fazer da sua vida ou, eventualmente, vai ficar sem tempo. Por isso, tem que ter uma lista de coisas a fazer antes das suas 4000 semanas neste Mundo se esgotarem.
Imagine passar pela vida sem ver as Sete Maravilhas do Mundo ou a Grande Barreira de Coral. Se não sonhar, nunca irá ver estes lugares. 
Acho que as pessoas não sonham o suficiente nos tempos que correm. E quando sonham, os sonhos são diminuídos por “ladrões de sonhos”. 
“Ladrões de sonhos” são aqueles que lhe dizem o que você não pode realizar. Sabe uma coisa? Isso é um perfeito disparate. Se estiver disposto a trabalhar e aprender, então pode fazer exactamente o que sonhou.
Agora classifique-se como “sonhador” numa escala de 1 a 10. 
Se tem escrito tudo o que sonha e diz a toda a gente o que procura, pode ter um “10”. Se apenas tiver uma vaga noção do que quer realizar, isso é um “1”. 
Os objectivos são o próximo passo e vai ter que definir um prazo para os alcançar.
Não planeie para além de 5 anos. O mundo muda muito depressa para planear um período mais longo.
 Deverá ter objectivos a um ano, a três e a cinco anos e eles devem ser bem documentados, realistas e viáveis.
Mais uma vez, classifique-se num intervalo de 1 a 10 quanto a “Objectivos”. Com um “10” se tiver uma imagem absolutamente clara e horizonte temporal para alcançar os seus objectivos e com um “1” se as suas metas são apenas ideias vagas. 
Agora é tempo de planear. 
Cada empresa tem um plano. Infelizmente, em muitas empresas, esse plano está arrumado num lugar... o cérebro do empresário. E por causa dessa localização, o plano está em mudança constante.
Será o seu plano suficientemente forte? 
Não é se você não o puder mostrar a alguém como eu, de maneira a convencer-me a investir no seu negócio, na sua empresa.
Poderia passar o seu plano a alguém qualificado para gerir o seu negócio, ir de férias e saber que o seu negócio estaria a funcionar regularmente como sempre quando voltasse?
Se não pode responder afirmativamente a qualquer destas perguntas, o seu plano não é suficientemente bom.
Dizem-me muitas vezes: “Brad, não tenho tempo para elaborar um plano escrito”. Mas, tem tempo para corrigir os erros no seu negócio? Um plano a sério pode eliminar muitos destes erros antes que se verifiquem.
O último passo é Acção.

Não me refiro ao seu esforço quotidiano de trabalho, mas sim a quanto desse trabalho é o correcto. Muitos empresários tentam poupar um salário, mas ao executarem eles próprios as tarefas do posto de trabalho evitado custou-lhes uma fortuna.
Se estiver a trabalhar “NO” seu negócio em vez de trabalhar “O” seu negócio, está a ter um custo enorme todos os dias. 
Você está a fazer o que é correcto para o seu negócio?
Vejo muitos empresários que estão apenas a gerir seus negócios porque eles são os proprietários, e não porque estejam qualificados para os gerir.
Se você é o melhor vendedor da sua empresa, porquê geri-la? Por que não continuar nas vendas e contratar alguém para administrar o negócio
 Lembre-se: faça aquilo em que é melhor e aquilo para o que está qualificado, e contrate outras pessoas para tratar de outras áreas do seu negócio.
Mais uma vez, classifique-se em “Acção” numa escala de 1 a 10. Agora pegue nas quatro classificações e multiplique-as umas pelas outras. Se a sua pontuação atingir 10000, é porque está muito à frente no que respeita a “sonhar, objetivar, planear, agir”.
Mas, provavelmente, o resultado final foi inferior a 100, o que lhe dá muito espaço para desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário