A resolução de conflitos é um processo muitas vezes
esquecido, o que resulta em cada vez mais conflitos. Existe um conflito quando alguém tem uma
necessidade que não está a ser satisfeita.
Todo o ser humano adora
fugir dos conflitos (desliga, nega, mente, esconde-se, sacode a culpa, etc),
é super inventivo nessa área e como tal mais cedo ou mais tarde ficará
Stressado (do inglês em estado de tensão), quer dizer puxado por vários lados porque
realmente o problema fica sem solução dessa forma, e … acabando finalmente por não resistir.
Estes conflitos podem ser internos ou externos mas a sua
resolução é paradoxalmente a mesma, quer para o próprio indivíduo ou para o caso de uma empresa…
Haverá então uma solução, uma
fórmula para a resolução de conflitos?
Comecemos pelos conflitos externos á pessoa. Alguém tem uma necessidade
que o seu negócio não lhe conseguiu (mas devia
resolver) e como tal aparece um conflito. O que devemos então fazer?
1-
Identificar
a necessidade de forma correta, e identificar os aspetos emocionais e racionais
envolvidos
2-
Selecionar
uma solução racional e outra emocional (ou conjunto de)
a.
Existem as duas – resolvido
b.
Não existem – passamos á negociação.
Aqui temos que identificar quem é o nosso oponente, se ele é
Competitivo, Colaborante, Tolerante ou
Adaptável e devemos portanto ajustarmos a nossa forma habitual de resolver
os conflitos à forma ideal de comunicar e entender o outro. Cedemos, impomos,
adaptamos ou toleramos consoante temos uma posição forte, razoável, flexível ou
fraca.
Podemos também passar diretamente à solução, depois de
identificarmos a necessidade e de ouvirmos
de forma ativa, concordamos com a
pessoa (e não com o problema em si), devolvemos
a questão (de forma que o oponente ao verbalizar possa ele mesmo perceber
exatamente qual a questão ou necessidade, que por vezes nem eles sabem), isolamos o problema de outros e propomos a solução. No final o outro
terá que verbalizar o acordo ou
assiná-lo quando isso for necessário, só aí temos uma solução mútua.
Estes métodos, bem como muitos
outros modelos, são ensinados e praticados com os nossos clientes e suas
equipas para retirarem stress duma reclamação, dum problema de dificil resolução, duma posição extremada, isto é do
conflito em que nos encontramos. De facto ninguém gosta de estar a ser puxado
por todos os lados e de entrar em conflitos ou, consequentemente entrar em stress, mas para sair da situação é
preciso uma fórmula, um método ou alguém que nos ajude a ter resultados.
E se o problema for
pessoal? O conflito for interno? De certeza que já percebeu que o método
funciona da mesma forma!
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estes e outros modelos à sua equipa. Entre em contacto connosco. Para empresas com
mais de 10 pessoas nas vendas, backoffice comercial ou assistência a clientes, temos todo o gosto em oferecer um
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