terça-feira, 26 de abril de 2011

28 Razões para o Negócio Crescer – Nr20 – O Alvo- por Brad Sugars



Existem três etapas para construir uma campanha de marketing poderosa. A primeira etapa é a mais importante, o Alvo (Target).
Infelizmente, a maioria dos empresários são maus em orientar as suas campanhas. Se eu lhe perguntar qual é o seu mercado-alvo, a sua primeira reacção poderá ser “Qualquer um pode comprar os nossos produtos”.Isso não é um Alvo, mas um OCEANO.
Quando se lança uma rede no Oceano, há muitos buracos. Seguramente Você pode ter sorte e apanhar algo, mas o mais provável é que acabe sem nada.
Você deveria criar os seus Alvos da mesma forma que vê um alvo do jogo de setas. Se reparar, existem 20 segmentos neste alvo e Você devia segmentar os seus alvos também em mínimos de 20 unidades.
Por exemplo, em vez que apontar a mulheres com mais de 30 anos, porque não apontar entre os 30 e 40 anos, que vão ao ginásio na hora de almoço ? Com um foco mais estreito, poderá concentrar os seus esforços numa campanha que vá de encontro às necessidades do seu Alvo.
O mais importante é acertar no Alvo. Se o seu Alvo for mal escolhido, a sua campanha irá falhar. A maioria das campanhas falham porque nem sequer sabem qual deveria ser o seu Alvo.
Há 2 questões a responder quando escolhemos o Alvo : Quem e Onde ?
Fui proprietário de uma loja de roupa para senhoras. Conduzi um inquérito entre as minhas clientes e descobri que mais do que dois terços frequentavam três cabeleireiros. Qual seria a Base de Dados mais interessante para mim?  A dos três cabeleireiros, porque as suas clientes eram as ideais para a minha loja.
Conhecem aqueles idiotas que colocam Sexo no topo dos seus anúncios e dizem “Agora que chamamos a sua atenção….” ?  Que atenção julgam que vão ter ? As de rapazes de 18 anos, nada mais.
Um outro problema que os empresários costumam apontar é que se os anúncios são longos, ninguém o vai ler.
Se fizermos um anúncio com o título “Empresários, Aumentem os seus Resultados nos próximos 2 Anos”, pensa que os empresários não o lerão, por mais longo que seja o anúncio ? Claro que o vão ler, porque consiste em informação relevante para o Alvo, que neste caso, são os empresários.
É muito mais fácil acertar num alvo com uma espingarda de precisão do que com um canhão. Qual das 2 armas será a sua Campanha de Marketing ?

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