segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

28 Razões Business is Booming Nr 12 – Custos de aquisição de serviços - Brad Sugars


Porque é que as empresas gastam dinheiro em publicidade, se elas não sabem o que vão obter com ela? Nota JN (Fazer publicidade é comprar clientes para o seu negócio).
Nunca se deve pagar a um empregado se não se conseguir saber o que se ganha com o seu trabalho. Os empresários têm que verificar se esse funcionário valeu mesmo a pena o investimento feito.
Não acham que deveriam perguntar a cada um dos seus clientes, como ouviu falar da sua empresa, e manter um registo de todas as respostas?
Isto será uma coisa fácil de fazer? Claro que é, mas quantos de vocês é que o fazem na realidade?
Quando começarem a tomar consciência deste tipo de informação, tomar decisões sobre os seus negócios vai ser muito mais fácil.
Lembrem-se, que estão no negócio de comprar clientes, e que estes serão muitos com o passar do tempo, e que não produzem aquilo que estão a vender. (Por isso são seus clientes).
Devem dominar muito bem os seus custos de aquisição, e avaliarem se estão a comprar os clientes de uma forma eficiente. Quando se trata de custos de aquisição, o seu trabalho é fazerem com que esses custos sejam o mais baixo possível.
Há duas formas para tornar o custo de aquisição de clientes o mais baixo possível. Uma é melhorar o tipo de trabalho em publicidade, a outra é aumentar a taxa de conversão das perspectivas de clientes que entram na sua empresa.
Se um anúncio de $ 1000 lhes trouxer 200 potenciais clientes, mas apenas 10 lhe comprarem, podem melhorar os seus custos de aquisição, convertendo em mais compras dos clientes algumas dessas perspectivas.
Uma das minhas primeiras experiências de Coaching foi com uma pastelaria. Este cliente pagava $ 300 de publicidade por semana. Perguntei-lhe qual era o número de clientes novos que o anúncio lhe trazia todas as semanas, e ele não fazia a mínima ideia.
A sua impressão era que o anúncio lhe trazia 10 clientes novos por semana. O problema era que o valor médio da compra de cada cliente novo era de apenas US $ 4,50. Então pudemos concluir que ele estava a perder $ 25,50 por cada cliente novo. Acham que ele ficou feliz quando descobriu que estava a perder dinheiro com o custo do serviço de publicidade?
Claro que não, mas aqui surgiu um espaço enorme para podermos fazer melhoramentos.
Para reduzir o seu custo de aquisição de cada cliente novo para menos de um dólar, fiz algumas mudanças. Primeiro, perguntei-lhe quanto custava fazer um éclair de chocolate. Ele disse que lhe custava $ 0,30.
Em seguida mudei-lhe a publicidade.
Em vez dos anúncios caros que estava a fazer em publicidade, imprimimos panfletos oferecendo um éclair grátis para todos os clientes novos. O pasteleiro disse-me que não o podia fazer. "Já pensou quantas pessoas é que vão entrar só para ter um éclair grátis?", perguntou-me ele.
Obviamente essa é que era a questão.
O seu palpite era que esta forma de publicidade lhe iria trazer 300 clientes novos, mas na realidade, trouxe cerca de 600 pessoas novas na primeira semana.
Treinamos o pessoal de atendimento para usarem técnicas para impulsionar as vendas, de forma que as pessoas não entrassem na loja, apenas obtivessem o seu éclair e saíssem.
Então o que é que aconteceu? Dezasseis em cada de dezassete clientes novos compraram algo mais além do éclair de chocolate, e os custos de aquisição em publicidade desceram de US $ 25 por cliente para 0,80 dólares por cliente.
Muitos negócios concentram a sua atenção nas várias maneiras de reduzir os custos, mas quando se consegue saber quais são na realidade os custos de aquisição dos serviços, todos podem gerir os seus negócios da forma mais correcta, e aí sim concentrarem-se no seu crescimento.
A compra de serviços é mais um pormenor a ter em conta.

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